[ Alice in Chains - Black Gives Way to Blue ]


1. "All Secrets Known" 4:43
2. "Check My Brain" 3:58
3. "Last of My Kind" Cantrell, William DuVall 5:53
4. "Your Decision" 4:43
5. "A Looking in View" Cantrell, DuVall, Sean Kinney, Mike Inez 7:06
6. "When the Sun Rose Again" 4:00
7. "Acid Bubble" 6:56
8. "Lesson Learned" 4:17
9. "Take Her Out" 4:00
10. "Private Hell" 5:38
11. "Black Gives Way to Blue" 3:04


Released: September 25, 2009
Label: Virgin/EMI
Genre: Grunge

Alice in Chains foi uma das bandas que mais marcou a minha adolescência, aliás, minha vida toda em todos os sentidos, é incrível como ainda hoje é capaz de causar aquelas mesmas sensações de quase vinte anos atrás (caralho, agora eu percebi que tô velho meeeesmo!).
Lembro como se fosse ontem a primeira vez que ouvi os caras, peguei o Facelift e fui logo aumentando o volume, meu coração disparando de ansiedade, pois já havia visto o video clipe de "Man in the Box" e conhecia a fio a melhor, mais pesada e obscura do disco, "It Ain't Like That" (isso sem mencionar a alucinante "We Die Young").
Depois veio o Dirt, na sequência os acústicos mais lindos da história do rock, Jar of Flies e MTV Unplugged (com a atmosfera inigualável que só o AIC pode proporcionar), e finalmente o autointitulado fechando com chave de ouro a brilhante história dos americanos de Seattle, aqueles que remodelaram a música, aqueles que esculpiram um novo estilo musical: O Grunge!
Chorei quando Kurt Cobain morreu (isso foi no auge da minha aborrecência!), mas nada se compara com a inestimável perda de Layne Staley, a notícia veio como duas apunhaladas pelas costas, deixando um rastro de lamento e dor toda vez que escuto Alice in Chains.
Lembro que eu queria ter uma banda só pra tocar igualzinho os caras, uso camisa xadrez até hoje graças a eles e muito do que ouço nos dias atuais também se deve a prazerosa influência da melhor banda que Seattle produziu.
Black Gives Way to Blue é simplesmente perfeito, do começo ao fim, impossível não se emocionar já na primeira distorção da guitarra de Jerry Cantrell. Os duelos de vocais entre Cantrell e DuVall (que em muitas passagens te faz acreditar, mesmo que só por alguns instantes, que Staley está de volta), a pegada firme de Sean, de Mike, a velha e doce melancolia aliada à agressividade da banda que quase quinze anos depois traz à tona tantas lembranças em tão poucos segundos, o filme de uma vida inteira se misturando assim de repente, vibrante, lúcido... nostálgico!
Se valeu a pena esperar tanto tempo?
Esperaria tudo novamente só pra sentir de novo o que eles proporcionaram em espaço tão curto de tempo!
Inconfundível, bastam três segundos de música para se dar conta de que eles voltaram.
Não só voltaram, meus caros amigos, como estão melhores do que nunca.
Jerry, Mike, Sean e William: MUITO OBRIGADO!

Site oficial

Download: Alice in Chains - Black Gives Way to Blue

Em tempo...
Já imaginaram uma turnê com Alice in Chains, Deftones e Mastodom? Pois é, vai rolar em solo americano. Que inveja...

Nenhum comentário: